Desafios Históricos de Superação – Normalização na Prática Pedagógica e constituição do conceito de inclusão nas escolas comuns da educação básica.
O referente artigo apresenta e discute algumas idéias alcançadas na pesquisa desenvolvida no PPGEdu/UFMS- Curso de Mestrado, demonstram a variedade de conceitos e a complexidade do tema inclusão, enquanto um fenômeno social. O referencial teórico e metodológico adotado foi o arqueológico , com artefatos na pesquisa bibliográfica e resultados de estudos empíricos, subsidiado por analises de dados quanti-qualitativos, constribuindo para a composição dos fragmentos históricos e conceituais da educação, com interdições das políticas sociais e educacionais , legislações, normas , regulamentos, emanadas de organismos nacionais e internacionais.
Fala da relação do processo de “inclusão” ou “integração” do processo histórico e suas conseqüências no âmbito educacional dificuldades e ainda por uma questão histórica e cultural existe muito preconceito por parte de todo o sistema educacional ( professores e alunos).
O principal argumento que os trabalhadores em educação usam para explicar ou justificar uma “impossibilidade” de trabalhar com crianças especiais é a ausência de conhecimento especifico na sua formação acadêmica. O entanto não citam cursos de aperfeiçoamento esquecem que muitos profissionais e que fazem ótimo trabalho com crianças especiais possuem a mesma formação acadêmica, pode ser levado em conta quase que um esforço pessoal.
Neste sentido, o modela de escolarização brasileira sempre foi pautado por um aluno padrão, regulado e normatizado, em princípios de uma pedagogia discriminatória, segregativa e excludente.A demanda de alunos com deficiência vai exigir um debate por parte do poder público sobre as condições necessárias para atendê-los de forma adequada.
A discussão acerca da inclusão é polêmica e não pode ser refletida apenas na perspectiva da inserção ou da ocupação de espaços na sociedade ou na escola, mas envolve diversos elementos que forma analisados a partir de pressupostos teóricos de Foucault.
No artigo analisado vários são os dados que afirmam e comprovam e registram as contradições próprias de uma sociedade que tem como pressuposto básico a exclusão, na medida em que as desigualdades são condições inerentes às relações de capital presentes na sociedade brasileira.
Inclusão Escolar Por quê?
Resenha construída com base de um artigo confeccionado por Mariuza Aparecida Camillo Guimarães ( Mestre em Educação e Especialização em Educação Especial) juntamente com o Doutor em Educação pela PUC/RS Antônio Carlos do Nascimento Osório.